Se você já pesquisou no Google alguma vez na vida, já deve ter lido algum texto produzido por um redator web. Afinal, a grande maioria dos artigos de blogs são feitos por estes profissionais. Ele é a pessoa responsável por produzir textos para a internet, e ao contrário do que muitos pensam, isso não se resume a artigos.

Cada vez mais empresas veem a importância que o marketing de conteúdo tem, e para isso precisam de um profissional de redação web. Por essa razão, vêm surgindo diversas vagas para redator, seja em CLT ou como redator freelancer.

Você gosta de escrever e quer saber como viver da escrita na internet? Então continue a leitura para descobrir como se tornar um redator web!

Aqui você vai saber:

  • O que faz um redator web?
  • Como são os textos para a internet?
  • Como se tornar um redator web
  • Cursos gratuitos para redator web
  • Dicas para produzir textos para a internet

O que faz um redator web?

Com o crescimento do marketing digital e a popularização do marketing de conteúdo, muitas empresas têm percebido a importância de produzir conteúdo de qualidade para a internet. Assim, o redator web tornou-se essencial para muitos negócios.

Esse profissional escreve textos para a internet usando técnicas específicas para a web. Você pode estar se perguntando: mas com que objetivo?

Acontece que produzindo conteúdo útil e relevante aos usuários da internet, a marca não só conquista mais autoridade na sua área como também se torna útil para o público, de onde pode surgir um novo cliente ou mesmo fidelizar quem já é consumidor.

Um redator online produz vários tipos de conteúdo, como:

  • artigo para blog;
  • texto para posts de redes sociais;
  • e-book;
  • texto para site;
  • descrição de produtos;
  • newsletter;
  • pauta de conteúdo para blogs e redes sociais.

Como são os textos para a internet?

Caso você não saiba, um artigo para a web tem características bem diferentes de um artigo acadêmico ou de uma redação escolar. Isso porque o comportamento das pessoas na internet tende a ser diferente também.

Some a leitura em uma tela luminosa com um grande número de estímulos e possibilidades de conteúdo. São muitas opções de artigos, além das notificações de redes sociais e de aplicativos de mensagens. Isso pode trazer distração ao leitor, que facilmente desfoca a atenção.

Por isso, o conteúdo na internet deve ser de qualidade e com técnicas específicas para facilitar a leitura e captar a atenção do usuário.

Como se tornar um redator web?

Se interessou pelo que leu até aqui? Então é hora de saber o que fazer para começar a trabalhar como redator web e viver da escrita na internet!

Gostar de escrever e dominar as regras básicas da língua portuguesa são um grande passo, mas não é o suficiente, pois como você viu é preciso conhecer as técnicas de textos para a web.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter uma graduação para trabalhar na profissão. As formações superiores com certeza contribuem bastante, afinal é uma grande base de conhecimento, mas não necessariamente você precisa de um diploma para escrever bem na internet.

Como pontapé inicial, minhas principais recomendações são: estude as técnicas e pratique a escrita com frequência, se possível todos os dias.

redator web concentrado em notebook escrevendo conteúdo para a internet
Imagem por wayhomestudio

Cursos gratuitos para redator web

O primeiro passo para se tornar um redator digital é começar a entender o universo do marketing digital, do marketing de conteúdo e das técnicas de escrita online.

Por isso, listo abaixo alguns cursos bons e gratuitos para redatores iniciantes, que com certeza vão ajudar muito a iniciar na carreira:

Vale dizer que como redator, você vai precisar seguir se atualizando e estudando. Afinal, um profissional que trabalha diretamente com a internet (que está em constante evolução) e produz conteúdo para ela, vai precisar continuar se aprimorando sempre, concorda?

Dicas para produzir textos para a internet

Algumas boas práticas vão lhe ajudar na hora de escrever um conteúdo para a web. Seja para um artigo de blog ou para um post de rede social, essas dicas vão ser válidas! Leia abaixo.

Invista na qualidade

Procure responder as dúvidas que possam surgir sobre o tema que você está escrevendo. Pesquisa e uma boa dose de empatia ajudam muito nesse processo.

Um bom redator web se coloca no lugar do cliente ideal e produz o melhor conteúdo que puder.

Prefira parágrafos curtos

Os parágrafos longos podem criar visualmente um grande bloco de texto e assustar o usuário logo de cara. E isso piora se o texto for lido em um celular!

Lembre-se que a internet tem milhares de possibilidades de conteúdos e distrações, então torne seu texto o mais atrativo possível para esse ambiente para que o leitor permaneça com você.

Evite frases longas

Frases muito longas soam menos naturais e podem até dificultar a compreensão. Facilite para o usuário e tente quebrar uma frase longa em 2 frases mais curtas, mas fazendo conexão entre elas.

Simplifique a linguagem

A não ser que você esteja se dirigindo a um público que procura por um conteúdo técnico, procure tornar o texto bem acessível.

Se as palavras forem rebuscadas, a leitura pode ficar chata e o usuário desistir de ler até o final.

Use imagens para ilustrar o texto

As imagens são um apoio visual do que está sendo dito por escrito e dão um descanso da sequência de texto. Isso pode ajudar o redator web a manter a atenção do usuário por mais tempo.

Não fuja do assunto

Lembre do seu propósito com aquele conteúdo e procure não divagar em temas paralelos. Do contrário, o leitor pode se sentir confuso e acreditar que aquele texto não oferece o que ele realmente procurava.

Chame para a ação

Ao final do artigo, Encoraje o leitor a partir para a ação. Você pode convidá-lo a deixar um comentário, uma curtida, compartilhar o conteúdo ou visitar o seu site.

Espero ter ajudado a clarear a sua mente nesse processo de como se tornar um redator web. Procure colocar em prática as dicas e lembre-se que com dedicação e ação você pode entrar na carreira e viver da escrita na internet.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário que eu respondo.