Alguns profissionais já conheciam a rotina de trabalhar em casa, como o redator freelancer. Outros só passaram a conhecer a realidade do home office com a pandemia de coronavírus, que obrigou muitas empresas a transferirem o escritório para as casas de seus colaboradores. Mas como ter produtividade no home office?

Por ser uma novidade para muitos na forma de produzir, vale se informar sobre como tornar esse contexto mais agradável e produtivo para você. Continue a leitura e saiba mais!

redatora sorrindo ao computador enquanto trabalha com dicas de produtividade no home office
Por karlyukav

O que é home office

Home office significa escritório em casa. É um método já utilizado por muitos profissionais autônomos e freelancers, mas também por algumas empresas que reconhecem várias vantagens nessa forma de trabalhar.

É um arranjo que possibilita executar o trabalho sem sair de casa, sem gastar tempo e dinheiro com transporte, proporcionando mais flexibilidade e liberdade.

Por outro lado, você precisa organizar um cantinho adequado para trabalhar, ter mais organização, disciplina e foco.

Como manter o foco no home office

Como tudo na vida, o home office oferece vantagens e desvantagens, e um dos pontos negativos relatados por muita gente é a dificuldade de foco.

Não é difícil entender. Se você não mora sozinho, fica ainda mais complicado. É o barulho da TV, o cachorro latindo, o marido ou a sua mãe querendo conversar, ou os filhos pedindo atenção… Além do mais, o ambiente faz toda a diferença na sua produtividade.

Baseada na minha própria experiência, preparei algumas dicas para ajudar na sua produtividade no home office. Confira!

Dicas para ser produtivo em casa

É indicado adotar rotinas e algumas medidas para tornar o trabalho em casa mais eficiente e agradável. Confira 6 dicas que podem ajudar.

  • Crie um ambiente adequado para o trabalho

Você precisa ter um espaço tranquilo, longe de perturbações (se possível), com mobiliário de escritório confortável, mesa arrumada, papéis organizados, e até uma pitada de decoração que embeleze esse cantinho.

Com certeza você vai se sentir mais confortável e inspirado trabalhando em um local agradável do que no meio da bagunça e desorganização.

  • Defina horários

A flexibilidade pode criar uma cilada se você não estabelecer períodos de trabalho. Por mais que esse horário seja modificado em alguns dias, procure definir em que período do dia estará dedicado ao trabalho. Se você não for autônomo, estabeleça isso junto com o seu chefe.

Isso vai ajudar no seu comprometimento e a rotina vai ajudar a manter o foco. Além disso, também vai lhe ajudar a não ter uma sobrecarga de trabalho.

  • Não trabalhe de pijama

Pode parecer bobagem, mas isso afeta o seu psicológico e pode lhe deixar mais preguiçoso e lento no decorrer do dia.

Se vai trabalhar pela manhã, então ao acordar, faça a sua higiene, tome um bom café da manhã e se vista para o trabalho. Desfrute de uma roupa confortável, mas sem exageros.

  • Faça uma lista das pendências

Escreva em uma agenda o que você precisa resolver naquele dia. É a primeira coisa que faço quando começo as atividades. Em primeiro lugar, para não me perder nem esquecer alguma tarefa. Em segundo, porque cada “OK” que escrevo ao lado de uma pendência, dá a sensação de que as coisas estão fluindo e que estou fazendo o que me propus.

  • Peça a cooperação dos seus familiares

É comum que, por você estar em casa, as pessoas com quem se vive junto queiram interagir. Não precisa ser radical ao ponto de proibir, mas tem que ter moderação.

Não dá, por exemplo, para no meio do expediente ir fazer supermercado, ou parar para fazer um conserto que pode esperar. Peça a cooperação dos seus entes queridos. Embora com crianças em casa não seja tão simples assim, não é?

  • Faça pausas regulares

Faça pequenas pausas, afinal é preciso se levantar, alongar o corpo e esfriar a cabeça. Faz bem para o seu corpo, para a sua mente e para a sua produtividade.

Você já colocava em prática alguma dessas dicas para trabalhar em home office? Vale experimentar e encontrar o que funciona para você.